23 novembro 2017

LEVANTANDO A AUTOESTIMA: DICAS BÁSICAS DE MAQUIAGEM

Maquiar não deve ser obrigação e sim prazer, assim como tudo na vida. Esta é uma forma de arte, é como um artista ao pintar uma tela fazendo uso de tons, subtons, degradé, pincéis, cores...


Você não precisa ser uma profissional, e saber de todos os detalhes necessários para uma boa maquiagem, tão pouco  ter uma maleta cheia de itens para ficar bem produzida. Com batom, lápis e rímel, já conseguimos sair do básico e realçar o visual. Para quem gosta de uma pele com aspecto mais saudável e de corrigir imperfeições; base, corretivo, pó e blush não podem faltar. Vamos conhecer esses itens um pouco mais.


Lápis 


Dentro das suas variações, preto, branco e nude, pode ser usado na linha dágua ou rente aos cílios. Hoje o meu preferido é o lápis preto da Natura Una, sua aplicação é pratica desliza facilmente por ser suave e por ter toque aveludado , e ainda, possui cor intensa não borra facilmente, e o melhor, possui longa duração. O retrátil da linha MakeB de O Boticário e o Ultra Color da Avon, assemelham -se  mas perdem em qualidade ao que refere-se a duração.

Batom



Passar batom parece fácil, mas não é tão simples assim. Não tenho um preferido, porém os líquidos é uma ótima indicação, pela cor ser mais intensa, e ser de fácil aplicação pois com o próprio aplicador podemos fazer os contornos. Falando em contorno, esse é o segredo de um bom uso do batom. Desenhar a boca realça os lábios e deixa a maquiagem ainda mais bonita, com cores fortes como o vermelho e o vinho, esta  uma regra indispensável.

Rímel



No mercado existe vários tipos de rímel, para alongar e dar volume, mas o segredo de tudo esta na aplicação, construir camadas e fazer movimentos de zig zag é uma ótima dica. Já usei de muitas marcas, não tenho preferidas. Apenas não indico o da    Belle Angel que comprei  pela praticidade de ser dois em um: rímel e delineador,  mas que pude constatar que não vale o investimento, o produto não é bom, depois que seca craquela soltando pequenos fragmentos que estragam a maquiagem.

Base



A base tem a função de uniformizar o tom da pele, particularmente não gosto de bases com alta cobertura a maquiagem tem que ter o aspecto o mais natural possível achar o tom ideal para seu tom de pele e aplicar pequenas quantidades é uma ótima dica. Das que faço uso a da Ricosti é a que menos gosto sua cobertura deixa um aspecto muito artificial, a da Mary Kay é muito boa, uma das melhores, porém não é muito favorável para fotos.

Corretivo




O corretivo tem a função de cobrir falhas nas quais a base por si só não cobriria, como as indesejáveis olheiras. Hoje existe pigmentações com diferentes finalidades, os chamados corretivos camufladores, mas seu uso mais comum é para iluminar a maquiagem, os da Ruby Rose são os meus preferidos para esta finalidade, já para cobrir falhas este perde em qualidade. Atualmente nas correções uso a paleta da Playboy com 8 pigmentos uma dica para usar esta paleta é dissolver os corretivos com o demaquilante da Nívea caso contrário podem craquelar no rosto.



O pó tem a função de selar a base e o corretivo, o meu preferido é o pó solto translúcido da linha Skin Perfection da Eudora, depois que comecei a usa-lo não quis mais saber de outro. Mas deve-se ressaltar que devemos ter cuidado ao usar e ao escolher um pó translucido, na duvida é melhor escolher um que se aproxima do tom de sua pele.

Blush



O blush tem a função de dar um aspecto mais saudável a pele, a aplicação deve ser com pequenas quantidades e esfumando. Nunca esqueça que na maquiagem menos é mais. Na escolha do produto prefira os de efeito matte e suave, atualmente uso o trio de blush da linha Skin Perfection da Eudora,  que além de ter essas qualidades, conta com três tons que podem ser usados separados ou juntos. 


A maquiagem tem a função de realçar a beleza natural com pequenos truques. Esta é uma ótima aliadas para aumentar a autoestima da mulher; algumas mais radicalistas acreditam que é apenas mais uma forma de imposição social, idealizados pela mídia para estimular a indústria de cosmético. Já eu tenho a maquiagem como um acessório que confirma a personalidade e o estilo que queremos de acordo com a ocasião.