08 agosto 2017

AGOSTO DOURADO - LEITE MATERNO É OURO

O mês de agosto é conhecido pela má fama, fatos históricos respaldam a crendice popular. Figuras importantes do meio social e político morrerem nesse período do ano tais como: Marilyn Monroe, Carmen Miranda, Juscelino Kubitschek, popularmente chamado de JK; presidente Getúlio Vargas e no dia 06 de agosto de 1945 o mundo choca-se ao conhecer uma arma em destruição em massa, a bomba atômica lançada sobre a cidade japonesa de Hiroshima por um bombardeiro. Em meio a todos os fatos históricos que o marcam, esse mês tem uma campanha pela vida que poucas pessoas conhecem que merece ser respaldada por encher de beleza um mês tão marcado por tragédias - AGOSTO DOURADO - em prol do Aleitamento Materno.


Foto divulgação


Embora há mais de vinte anos, em agosto, sejam realizadas ações em todo o mundo voltadas para a ação Mundial de Aleitamento Materno. Muitas pessoas ainda desconhecem esse evento e sua importância. O fato deve-se a baixa publicidade em torno da campanha, pois o bem mais precioso o leite materno, tal qual pautado pela a mesma, vale ouro, não precisa de intermédios de grandes empresas, a obra prima é produzida pela própria mãe.

 Em 2017, o tema central é a construção de alianças para proteger o aleitamento materno, pelo bem comum, todos juntos, sem conflitos de interesses, sem nenhum tipo de fins financeiros, a campanha é em prol da vida.
Arena do Grêmio, iluminação especial irá durante a
 Semana Mundial da Amamentação, de 1º a 7 de agosto Foto/ Divulgação Grêmio

Durante todo o mês pontos turísticos, simbólicos, espalhados pelo mundo todo, como o Cristo Redentor, serão iluminados pela cor dourada, com o objetivo de chamar a atenção para esse movimento de incentivo à amamentação como o alimento exclusivo durante os primeiros seis meses de vida, com o objetivo de consequentemente melhorar a saúde dos bebês. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), a amamentação é uma das formas mais eficazes de garantir a saúde e a sobrevivência dos recém-nascidos. Se toda criança fosse amamentada desde o nascimento até os 2 anos, mais de 800 mil vidas seriam salvas anualmente, estimam as entidades.
Foto reprodução

O leite materno é um alimento completo e essencial, é o sangue da mãe sem os glóbulos vermelhos, ele contém hormônios, imunoglobulinas, células de defesa, fatores de proteção, o que é essencial, por reunir as características nutricionais adequadas as exigências nutricionais do bebê. Leite materno é vida, amamentar é um ato de amor.