30 março 2017

A HISTÓRIA DE UMA ESTRELA, FILME SELENA

Esta cada vez mais difícil conseguir aparecer por aqui, assim fiquei devendo o filme da semana passada, mas voltamos e já temos a indicação desta semana. O filme lançado em 1997,  conta a comovente história de Selena Quintanilla, cantora assassinada no auge de sua carreira. 


Jennifer Lopes interpretando Selena/ foto reprodução



O filme biografia intitulado "Selena", com direção de Gregory Nava foi lançado em seu país de origem, Estados Unidos, sobre fortes criticas de alguns que julgavam oportunismo da família em lançar um filme  15 meses  após a sua morte. Muitos acreditam que foi uma forma de alavancar o álbum que estava pronto na época, e preste a ser lançado. Porém existem aqueles que julgam que foi a forma encontrada de manter viva a memória da brilhante e talentosa cantora. E de fato assim se fez. Através do filme estrelado por Jennifer Lopes, que teve seu primeiro papel de destaque. Selena alcançou sucesso póstumo, tornando-se conhecida em todo o mundo.


A história narra a transição e amadurecimento de sua vida profissional, da infância aos 9 anos a fase adulta, aos 23 anos quando é assassinada. 
Selena e sua banda/ foto reprodução

A carreira inicia na banda Selena y Los Dinos, grupo formado por ela e seus irmãos e idealizado por seu pai. Banda que tinha por objetivo animar rodeios e festas municipais, no entanto, Selena ganha destaque por seu talento singular, tornando-se " A Rainha da Cumbia", e conquistando um mercado até então dominado por homens.


Registro real de Selena ao lado de sua
assassina Yolanda Saldíver/ foto reprodução
Na época de sua morte Selena já faturava
muito com sua carreira, já fazia publicidade
para grandes empresas a exemplo a Coca-cola,
 na qual foi garota propaganda.


A vida de Selena é interrompida no auge de sua carreira onde vinha conquistando cada vez mais publico, fama e dinheiro. Sua vida é tirada pela enfermeira  Yolanda Saldívar, que também era presidente de seu fã-clube. Após ser demitida por uma suspeita de roubo, em uma das empresas de Selena no qual a era administradora, Saldívar  não consegui lhe dar com a rejeição de sua ídola;  atraiu a cantora para um hotel, e, após uma discussão, atira na jovem pelas costas.
Imagem real de Selena em seu caixão, o filme
trás algumas imagens de noticiários da época,
onde mostra a comoção das pessoas e a multidão
que se forma para lhe dar o ultimo adeus./ Foto reprodução 

O filme trás apenas alguns fleches da morte da jovem cantora que causou forte comoção, sendo noticia em todo o mundo, o foco é a vida de um alguém que acreditou em seu sonho, mesmo com todas as adversidades. A temática não esta apenas voltada ao entretenimento e a biografia de uma pessoa famosa, temos questões sociais tais como: o preconceito que os latinos/mexicanos-americanos enfrentavam nos Estados Unidos, a mulher ganhando espaço no universo musical e o principal deles o fanatismo.
jennifer Lopes em cena/ foto reprodução


Jennifer Lopes, foi selecionado para interpretar a personagem principal por sua capacidade vogal, e por ter as mesma medidas de Selena ( boa parte dos figurinos usados nas filmagens eram da própria Selena).
Jennifer Lopes no papel de Selena/ Foto reprodução

Imagem real de Selena/ Foto reprodução

Os traços Latinos da cantora eram bem expressivos, para deixar a interprete o mais parecida possível, trabalhos de enchimento nas nádegas, maquiagens com delineado gatinho, para aproximar-se ao olho puxado da cantora, contorno de boca para fora, para deixar os lábios mais carnudos; foram alguns dos artifícios usados na caracterização. Tudo foi muito bem pensado, para deixar o mais realista possível a história.
Devo admitir que o filme causa-me forte comoção, é com muito prazer que o indico,  tenho apresso pela história dessa obra cinematográfica. Tentei ser o mais sucinta possível,a ideia não é resenhar o filme, e sim motiva-los a assistir. Espero que gostem!