21 dezembro 2016

QUANDO PARTIR FAZ - SE NECESSÁRIO - MÚSICA: JE VOLE

Sabe aquela pessoa que quando acha uma música, agradável que transporta,  sente vontade de ouvir a todo momento e acha que todos  devem fazer o mesmo? Bem, nesse caso a pessoa sou eu.

Foto: reprodução


 A música da vez chama-se JE VOLE,  tema do filme - A FAMÍLIA BÉLIER, lançado no Brasil no natal de 2014, em seu país de origem, no caso França, foi lançado no dia 17 de dezembro  do mesmo ano. Uma comédia dramática, que conta a história da adolescente, Paula, de dezesseis anos, interpretada por Louane Emera, finalista do The Voice francês de 2012 , ela é a unica ouvinte em uma família de surdos, o que a torna mediadora da família nas questões sociais, cuida da fazenda e dos negócios da família. 

foto: reprodução
Quando descobre o talento para o canto, sendo motivada a participar de um prestigioso concurso musical em Paris, o que lhe daria acesso  a uma boa carreira e aos estudos universitários, a filha  começa sentir a necessidade de emancipar-se.  A situação desencadeia  um  conflito com os pais, que não podem deixa-la ir, por julga-la indispensável, e consigo mesma, pelo amor que tem à família. 
"Eu me pergunto se no meu caminho
Se meus pais suspeitam
Minhas lágrimas escorriam
Minhas promessas e desejo
de avançar" (fragmento)

O momento alto e mais emocionante do filme acontece ao final quando a adolescente canta a música, JE VOLE, que reflete sua decisão e a necessidade de partir. Na audição além dos jurados estão sua família, assim ela canta ao mesmo tempo que interpreta a letra em libras para seus pais, em uma linda sintonia entre os sinais e o canto, que envolve e emociona.



"Je vole" é uma música de 1978 do cantor francês Michel Sardou, foi um grande sucesso comercial alcançando o número 3 na França vendendo aproximadamente 500.000 cópias. Em 2014, o tema da canção foi adaptado para o enredo do filme  dirigido por Éric Lartigau. A escritora Victoria Bedos  baseou  sua história na música "je vole", considerando -a  muito inspiradora. ( fonte Wikipédia)

 Disponivél no you tube, spotify e em outras plataformas a mesma faz parte do primeiro álbum de Louane Emera  intitulado Chambre 12, lançando em 08 de março de 2015. Mesmo que você não assista o filme, ouça a música, e deixe-se envolver -se pela letra, melodia e interpretação. Se gostar deixe seu comentário, para que eu possa ter certeza que ninguém está imune a encantar-se pela música.