04 novembro 2016

ORGULHO E PRECONCEITO, MÚSICA 100% FEMINISTA




Em outubro, dia 06, MC Carol, em parceria com Karol Conka, forte figura feminina no rap brasileiro, lançou a música 100% Feminista. 

Karol Conka e MC Carol no Lollapalooza: Vai ter negra empoderada no palco sim!
Karol Conka e Mc Carol- Foto: Reprodução/facebook

Admiro músicas com letras de cunho social,tendo em vista que vivemos em um período decadencialista da música brasileira. Porém ressalto que devemos ser cautelosos, ao defender um ideal  100%, assim nos limitamos. Quando voltamo-nos apenas para nossa realidade corremos o risco, de sair da condição de oprimidos para opressores. 

Particularmente não concordo plenamente com a ideologia empregada, mas, vale a pena conhecer a  música 100% feminista, letra que retrata a violência contra a mulher negra, mostrando a posição que as cantoras ocupam na sociedade,  como cresceram formando suas personalidades fortes, tornando-se feministas por necessidade. O single tem produção de Leo Justin e Tropkillaz,  trazendo  muito além do que  frases de efeito.



100% Feminista (part. Karol Conká)



MC Carol


[...]

Eu cresci
Prazer, Karol bandida
Represento as mulheres, 100% feminista
Eu cresci
Prazer, Karol bandida
Represento as mulheres, 100% feminista


Represento Nina, Elza, Dona Celestina
Represento Zeferina, Frida, Dona Brasilina
Tentam nos confundir, distorcem tudo o que eu sei
Século XXI e ainda querem nos limitar com novas leis
A falta de informação enfraquece a mente
Tô no mar crescente porque eu faço diferente
[...]




Mc Carol

Mc Carol lançou a música 'Não foi Cabral' (Foto: Divulgação/ Marcella Zamith - I hate Flash)
Mc Carol - Foto: Divulgação (Marcella Zamith)
Carolina de Oliveira Lourenço, 23 anos, negra da periferia de Niterói não se encaixa em padrões, suas letras falam sobre o cotidiano, ( em alguns caso de modo debochado), quando refere-se ao sexo fala do prazer próprio, não de como agradar o homem. Carol  autointitula - se Carol bandida, dona de si, que não se rebaixa,  julgar-se feminista antes mesmo de saber o que era o feminismo.


Daniel Caron
Karol Conka- Foto: Carol Caron

Karol ConKa



Caroline de Freitas Oliveira, 29 anos, feminista declarada, nascida em Curitiba, tornou -se simbolo do empoderamento da mulher negra. De personalidade marcante, posiciona-se politicamente através de suas músicas,  possui uma linguagem "mais rua", como ela assim define. Sua autenticidade se faz presente nas roupas no cabelo e no que faz e diz.