11 setembro 2016

FALANDO SOBRE: ESTEREÓTIPOS FEMININOS



Estereótipos femininos são conceitos pré concebidos por uma sociedade patriarcal, reforçado pela mídia e literatura. O que de fato nada mais são do que formas de estigmatizar a mulher, abaixo apresento apenas alguns de vários outros, leia e tire suas conclusões.

Donzela em apuros 
 Mulher  retratada como indefesa que sempre precisa do sexo forte para sua segurança. vista como incapaz de virar-se sozinha, sua vida e sua segurança sempre dependem do sexo forte; no caso o homem.

Ingênua;
 Mulher que vive sua castidade, serena , bela amável, esse tipo demonstra-se incapaz de tomar suas próprias decisões, insegura e com poucas perspectiva, vive em função do outro.

Dissimulada e fatal 
 Descrita como aquela que usa seus dotes físicos e sexuais, astuta e traiçoeira, capaz de destruir um homem, sempre tirando vantagens das situações.

Esposa chata
 Inconveniente está sempre reclamando fala demais, exige demais do marido impedindo que o mesmo divirta-se. Este só ressalta a esposa como ”a pedra no sapato do homem” não uma parceira mas um alguém que atrapalha a vida do outro.

Troféu
 Uma forma de objetificação, onde o herói ganha a batalha e leva a mocinha como prêmio.

Loira burra
Na maioria dos casos jovem bela e loira, mas atrapalhada sem noção e pouca cultura,.

Negra quente
Mulher negra vista como fogosa, relacionando sempre a imagem da mulher ao sexo.

Estes são rótulos usados para nos definir no qual na verdade não serve como definição, tendo em vista que possui caráter superficial, não sinto-me representada por nenhum desses,e você? Até que ponto nos definem ou nos desqualificam? Vamos conversar a respeito, deixe seu comentário ou cite outros estereótipos não citados nesta postagem.