05 agosto 2016

A INFLUÊNCIA DA TESTOSTERONA NA RELAÇÃO DE PODER ENTRE HOMEM E MULHER


      Homens e mulheres são diferentes. Temos hormônios em quantidades diferentes, órgãos sexuais diferentes e atributos biológicos diferentes - as mulheres podem ter filhos, os homens não. Os homens tem mais testosterona, sendo este principal hormônio ligado ao ganho de massa muscular, o que esta relacionado a força. Segundo o site testosterona.me nos homens, os níveis variam entre 240-950 ng/dL; já nas mulheres, o nível fica entre 8 à 60ng/dL, assim em geral eles são fisicamente mais fortes do que as mulheres. No contexto histórico de liderança, a força física era o atributo mais importante para a sobrevivência; quanto mais forte a pessoa mais chance ela tinha de liderar, dai parte o mito da inferioridade feminina.


        Existem mais mulheres do que homens no mundo mais no geral os cargos de poder e prestigio são ocupados por homens. Ironicamente muitos relacionam o poder da mulher ao sexo, sendo ela capaz de destruir um homem, vendo-a apenas como objeto de sedução, a literatura de forma geral reforça muito essa imagem. Mas na verdade o sexo como forma de poder, é só uma forma de usar o poder do outro.


       A hegemonia masculina sempre se fez presente, a exemplo o casamento onde há uma linguagem de posse, não de parceria. Pensamos na palavra “respeito” como um sentimento que a mulher deve ao homem, mas raramente o inverso. A mulher cabe a função de cuidar da casa e dos filhos, mesmo que trabalhe fora de casa na mesma função que o marido e mesma carga horaria, no lar cabe a ela cumprir as obrigações domesticas, quando o homem ajuda, na maioria dos casos, é visto como um favor, no qual a mulher deve ser grata.


       O termo “sexo frágil” muito usado para definir a mulher só reforça a ideia de inferioridade feminina, como se houvesse essa relação de dependência do “sexo forte” no caso o homem. Mesmo tendo o nível de testosterona abaixo as mulheres ao longo da história conseguiram provar, que são capazes de ocupar cargos em diferentes áreas ser lideres e donas de sua própria história, e que talento vai muito além da força física .